Hora de comer




Algumas crianças já nascem com belo apetite outras quase nada lhes agrada a mesa, também tem aquela fase chatinha em que toda criança passa por uma alteração no apetite. Com esta Técnica, Super Nanny lida com as crianças através do incentivo a mesa, incentivando através de elogios e superando as dificuldades na hora das refeições.

 Técnica do incentivo a mesa

1º Passo: Chamar as crianças e dar a eles duas opções de cardápio, escreva no pratinho de papel ou mostre figuras para que escolham qual dos dois pratos você irá preparar, assim elas sentirão que estão escolhendo o que comer e não que é uma obrigação.

2º Passo: Explicar o comportamento esperado. Ex. Daqui a quinze minutos sai a janta, quero ver toda a família comendo na mesa sem bagunça e com muita fome. Mamãe ( ou papai) está preparando um jantar delicioso pra vocês.

3º Passo: Do lado do prato das crianças terá na mesa um mapa com o cardápio do dia separados por suas utilidades nutricionais. Por exemplo: Salada – Verduras e Legumes/ Adesivo amarelo. Bife com cebola – Carnes/ Adesivo vermelho...etc. Se a criança comer sua salada ganhará seu adesivo amarelo no mapinha, cada comida parte do jantar terá uma cor nos adesivos e se ao final do jantar tudo estiver completo a criança ganhará uma sobremesa bem deliciosa.


4º Passo: Incentivar e elogiar cada coisa positiva que seu filho fizer a mesa. Por ex. – Muito bem João Arthur está sentado como uma rapazinho, - Isso mesmo Gabriela, você já sabe pegar o garfo com uma princesa!Olha só o Pedro já comeu toda a salada, assim vai ganhar todos os adesivos!

S.O.S de Emergência –

*Nunca brigue com seu filho a mesa, se ele ainda não está comendo, dê um tempo a ele para que se adapte. Certifique-se de que ele não esteja comendo bobagens antes das refeições pois isso pode atrapalhar totalmente seu apetite. Tenha paciência e espere os resultados gradativamente.

*Nunca compare seu filho ao irmão ou o chantageie dizendo coisas como: Olhe só o Jorge já comeu tudo, ele é tão bonzinho. Só você que ainda não triscou na comida. Comparar como o irmão está se saindo melhor só o deixará irritado e com problemas de convivência com quem deveria ser amigo.
Texto:  Thaty*

Atenção estas técnicas são da psicopedagoga Jo Frost –Discovery home & health

9 comentários:

  1. e quando uma criança que só come farinha de mesa e não aceita mas nada
    o que eu faço??? meu email; estherzinha-souza21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. e quando uma criança que só come farinha de mesa e não aceita mas nada
    o que eu faço??? meu email; estherzinha-souza21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá meu bebé tem um ano e dez meses e como demais.ate de madrugada ele quer mamadeira de três em três horas.a pediatra falou pra min tirar essa mamadeira da madrugada.pois ele já está acima do peso.me achu por favor.meu emal e:simonematiasferreira@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Meu filho tem 2 anos e 2 meses não aceita quase nada, e chega a ficar alguns dias sem comer alimentos sólidos apenas tomando mamadeira com sustagem. Não sei mais o que fazer para ele comer, faço variado cardápio para ver se desperta nele a vontade de comer, mas, infelizmente nada. fora a sustagem a outra coisa que ele que tem vontade de comer são os salgadinhos industrializados e de vez em quando bolacha de água e sal, mesmo assim uma ou duas. Não sei mais o que fazer. viniciusuesc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola.Meu filho tem dois anos e 3 meses. Nao come comida,frutas,verduras... so quer comer bolacha,biscoito e pao.Nao sei mais o q fazer.
    cibelle.crotti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ola...preciso mto de ajuda...meu filho nao come absolitamente nada de comida,frutas,verduras,legumes,arroz,feijao,carne,somente bolacha água e sal,maisena e integral...come danoninho , toma suco e mamadeira com ou sem sustagen....dica na escola sem comer...um periodo de 7h...nao sei mais o que fazer...parece ter nojo da comida...preciso mto de ajuda...o qie faço? Meu email carolnicogaiga@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Escrevo para vcs desde 3 anos e não consigo uma ajuda urgente...meu filho hoje esta com 6 anos e nunca comeu arroz,feijão,carne ,frango,verduras etc o que preciso fazer,pois agora fica sempre com oxigenação baixa e interna ...me ajuda .eu email é tiaudi@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. meu filho tem 5 dentro dos 6 so come gogo de mucilon e leite em pon nunca comeu arroz e feijão o que faço ja tentei diversas formas de fazer ele comer e nao obtive sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Meu filho tem 1 ano e 7 meses, não come nada, nem mingau, vítimas Roma direito. Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir