sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Hora de obedecer

 Mural de regrinhas

A pergunta é... quando devo começar a ensinar regras ao meu filho? Mesmo fã da Super Nanny ainda não encontrei em nenhuma temporada a babá explicando quando devemos começar a usar as regras e o cantinho aos nossos filhos.
Porém li em algum lugar que não devemos substimar a idade que os pequenos aprendem certos conceitos. Mesmo Piajet dizendo que tudo depende da maturação e separando-as em etapas, conhecendo o seu filho, você pode perceber quando ele está pronto a entender os conceitos básicos da educação social e pode inserir novos aprendizados a todo tempo cultivando um relacionamento baseado em respeito e aprendizagem.
Meu filho Daniel está fazendo um ano e nove meses este mês e achei que já está pronto para entender algumas regras sociais básicas, como não gritar, não chorar copiosamente sem motivo e assim por diante. Procurei no Google mesmo e encontrei várias regrinhas de boas maneiras que podemos imprimir e mostrar aos nossos filhos o que esperamos deles.

Gostei particularmente destas porque separadas por cores, me parecem mais fáceis para criança organizar e assimilar na sua cabecinha.

Pensei em fazer um diário para ver em quanto tempo elas irão ajudar.

Ontem cheguei em casa e fiz um pequeno mural com todas as regras, acrescentei algumas e expliquei para ele que agora ele já estava grandinho e q precisava seguir as regras, mostrei o cantinho que ele ia ficar se não obedecesse. Conversamos sobre cada uma separadamente. Não sei o quanto ele assimilou por ser muito pequeno. Aos poucos com a prática fará mais sentido na cabeça dele do que as palavras que ele ouviu.

bjus a todos.

Um comentário: