Hora de acordar

Técnica do acordar e brilhar

Se o seu filho tem dificuldades para acordar e ir para escola de manhã  esta técnica é uma maneira de envolver o pequeno de maneira positiva logo nas primeiras horas da manhã.
1º Passo: Compre um despertador bem bonito e colorido do gosto e interesse da criança, ela mesma pode sair e escolher com você. O envolva durante todo o processo de compra explicando que ele ganhará um lindo relógio-despertador, você também pode dar a ele o dinheiro na hora do caixa para que ele sinta que o escolheu e comprou sozinho.
2º Passo: Coloque o despertador em lugar especial perto da cama e explique a criança como o relógio funciona mostrando o som que ele toca para o pequeno ir se familiarizando com o barulho ao despertar. Explique que sempre que o despertador tocar ele estará indicando uma atividade, no caso da técnica, a hora de acordar e brilhar.
3º Passo: Na noite do dia anterior a escola, por exemplo: no domingo a noite, você e seu filho(a) escolherão juntos a roupa que ele(a) usará de manhã, quando o relógio tocar. Isto precisa ser um ritual que faça parte da rotina da criança.
4º Passo: Acerte o despertador para uma hora antes da escola ou 30 minutos dependendo da sua rotina.

5º Passo: De manhã ao despertar do relógio certifique-se que a criança percebeu o relógio e o desligou. Diga: Hora de acordar, levante e vista a roupa que escolhemos ontem. Saia.
( É importante que saia e deixe a criança ter um tempo até despertar)
6º Passo: Na proxima vez que entrar no quarto abra as janelas e perceba como a criança aceitou a nova rotina. Obs. Nunca brigue com a criança, apenas elogie se ela tiver algum avanço durante o tempo da técnica.
7º Passo: Caso a criança não tenha acordado ainda, entre novamente no quarto, dê bom dia e puxe o edredom ou lençol delicadamente cantando uma canção. Peça novamente para se vestir e diga: " Chame a mamãe quando estiver pronto(a), ok?!"
Dificuldades na técnica - Saída de emergência
Nem sempre as crianças são iguais e reagem da mesma forma, as técnicas são utilizadas durante um tempo até serem absorvidas pelas crianças que estão se habituando com a mesmas. Caso todos os passos não tenham servido Super Nanny indica sempre uma saída de emergência.)
S.O.S:  Leve a criança de pijamas mesmo até a escola. Ela não pode deixar de ir a escola ou escolher quando e que horas deve chegar na mesma. Se a criança não quiser vestir a roupa, tire-a da cama, leve-a até o carro e deixe na escola. A primeira vez pode parecer meio desesperado, mas aos poucos a criança entenderá que ela irá a escola de pijamas ou não. Então aos poucos vai querer escolher suas próprias roupas.
Obs. A insistência e a prática são as grandes armas do sucesso da técnica.
Não grite ou descuta com seu filho pequeno, sua autoridade pode ser contestada quando bate boca com as crianças, por isso todos devem seguir as regras da casa.
bjus thaty*

Um comentário:

  1. Este blog será de muito proveito para todas as mães que buscam ajuda para a difícil tarefa de criar os filhos.Tenho te incentivado muito a escrever, pois sei que este é um dom natural seu. Porém sou meio suspeita para dizer isso pois sou sua mãe. Bjs.

    ResponderExcluir